Foto: Lauro Alves (Arquivo Diário)
Conforme o calendário das eleições 2018, a Justiça Eleitoral já está selecionando pessoas para trabalhar nos dias de votação (7 de outubro, primeiro turno, e 28 de outubro, segundo turno). Em Santa Maria, serão 2.472 mesários nas duas Zonas Eleitorais (41ª e 135ª), já que haverá uma redução de convocados porque algumas das seções que têm poucos eleitores serão aglutinadas.
Nomeações na prefeitura de Santa Maria geram acréscimo de R$ 1 milhão na folha
O município tem 627 locais de votação e serão reduzidos ao menos nove deles. Para atuar no pleito deste ano, a Justiça Eleitoral espera contar com estudantes universitários.
Convênio firmado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) prevê compensação para estudantes que se inscreverem como voluntários para atuar no primeiro e no segundo turno. As instituições têm até amanhã para encaminhar a lista de estudantes que aderiram ao programa Mesário-Universitário.
Os alunos voluntários terão computadas 30 horas/aula como atividades extracurriculares que correspondem às atividades complementares de graduação, dentro do total necessário para a conclusão do curso.
Apesar dessa vantagem, até ontem as instituições não tinham informações sobre o número de acadêmicos inscritos como Mesário-Universitário. Na UFSM, segundo a Pró-Reitoria de Planejamento, responsável pelo convênio, a procura ainda era pequena. A mesma situação ocorre na UFN. Já a Ulbra estava fazendo o levantamento dos inscritos ontem à tarde. Os universitários interessados deverão procurar as coordenações dos cursos de graduação. O prazo para a nomeação de mesários vai até o dia 3 de agosto. Já o treinamento das pessoas convocadas e dos voluntários ocorrerá nos meses de agosto e setembro.
Altura de prédios no novo Plano Diretor ainda gera polêmica
Segundo o chefe substituto do Cartório da 135ª Zona Eleitoral, Marco Aurélio Amoretti, não há um limite para a adesão de estudantes.
Além dos mesários, a Justiça Eleitoral pediu à prefeitura a cedência de quatro servidores para ajudar nos serviços dos cartórios, que incluem também tarefas administrativas, processos judiciais e teste das urnas eletrônicas.
AJUDA NA VOTAÇÃO
Processo seletivo já começou e vai até agosto. Convênio possibilita inscrição de universitários
Seleção
- O prazo para seleção das pessoas que trabalharão nas eleições de outubro vai até 3 de agosto
- Em Santa Maria, a previsão inicial era de que seriam convocadas 2.504 pessoas para atuar nas 627 seções, mas esse número deverá ser reduzido para 2.472 nas 2 Zonas Eleitorais porque alguns locais de votação serão aglutinados por terem poucos eleitores
- Em princípio, deverão ser reduzidas 9 seções nas 2 zonas
- O treinamento dos mesários será realizado em agosto e setembro
À espera de voluntários
- Convênio entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) abre a possibilidade para estudantes dessas instituições se inscreverem como voluntário
- As três instituições têm até amanhã para enviar a relação dos alunos que aderiram ao projeto
- Para aderir, o acadêmico tem que estar regularmente matriculado em qualquer curso, a partir do 2º semestre, e votar em Santa Maria
- Os interessados devem procurar as coordenações de seus cursos
- Os mesários-universitários terão computadas 30 horas/aula como atividade extracurricular correspondente às atividades complementares de graduação, dentro do total necessário para a conclusão do curso