eleições 2018

Justiça Eleitoral seleciona mesários para trabalhar nos dias de eleição


Foto: Lauro Alves (Arquivo Diário)

Conforme o calendário das eleições 2018, a Justiça Eleitoral já está selecionando pessoas para trabalhar nos dias de votação (7 de outubro, primeiro turno, e 28 de outubro, segundo turno). Em Santa Maria, serão 2.472 mesários nas duas Zonas Eleitorais (41ª e 135ª), já que haverá uma redução de convocados porque algumas das seções que têm poucos eleitores serão aglutinadas.

Nomeações na prefeitura de Santa Maria geram acréscimo de R$ 1 milhão na folha

O município tem 627 locais de votação e serão reduzidos ao menos nove deles. Para atuar no pleito deste ano, a Justiça Eleitoral espera contar com estudantes universitários.

Convênio firmado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) prevê compensação para estudantes que se inscreverem como voluntários para atuar no primeiro e no segundo turno. As instituições têm até amanhã para encaminhar a lista de estudantes que aderiram ao programa Mesário-Universitário.

Os alunos voluntários terão computadas 30 horas/aula como atividades extracurriculares que correspondem às atividades complementares de graduação, dentro do total necessário para a conclusão do curso.

Apesar dessa vantagem, até ontem as instituições não tinham informações sobre o número de acadêmicos inscritos como Mesário-Universitário. Na UFSM, segundo a Pró-Reitoria de Planejamento, responsável pelo convênio, a procura ainda era pequena. A mesma situação ocorre na UFN. Já a Ulbra estava fazendo o levantamento dos inscritos ontem à tarde. Os universitários interessados deverão procurar as coordenações dos cursos de graduação. O prazo para a nomeação de mesários vai até o dia 3 de agosto. Já o treinamento das pessoas convocadas e dos voluntários ocorrerá nos meses de agosto e setembro.

Altura de prédios no novo Plano Diretor ainda gera polêmica

Segundo o chefe substituto do Cartório da 135ª Zona Eleitoral, Marco Aurélio Amoretti, não há um limite para a adesão de estudantes.

Além dos mesários, a Justiça Eleitoral pediu à prefeitura a cedência de quatro servidores para ajudar nos serviços dos cartórios, que incluem também tarefas administrativas, processos judiciais e teste das urnas eletrônicas. 

AJUDA NA VOTAÇÃO
Processo seletivo já começou e vai até agosto. Convênio possibilita inscrição de universitários

Seleção

  • O prazo para seleção das pessoas que trabalharão nas eleições de outubro vai até 3 de agosto
  • Em Santa Maria, a previsão inicial era de que seriam convocadas 2.504 pessoas para atuar nas 627 seções, mas esse número deverá ser reduzido para 2.472 nas 2 Zonas Eleitorais porque alguns locais de votação serão aglutinados por terem poucos eleitores
  • Em princípio, deverão ser reduzidas 9 seções nas 2 zonas
  • O treinamento dos mesários será realizado em agosto e setembro

À espera de voluntários 

  • Convênio entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) abre a possibilidade para estudantes dessas instituições se inscreverem como voluntário
  • As três instituições têm até amanhã para enviar a relação dos alunos que aderiram ao projeto
  • Para aderir, o acadêmico tem que estar regularmente matriculado em qualquer curso, a partir do 2º semestre, e votar em Santa Maria
  • Os interessados devem procurar as coordenações de seus cursos
  • Os mesários-universitários terão computadas 30 horas/aula como atividade extracurricular correspondente às atividades complementares de graduação, dentro do total necessário para a conclusão do curso

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara aprova lei que regulamenta os números dos prédios de Santa Maria Anterior

Câmara aprova lei que regulamenta os números dos prédios de Santa Maria

Prefeitura de Santa Maria cria canal para denúncias de descarte irregular de lixo Próximo

Prefeitura de Santa Maria cria canal para denúncias de descarte irregular de lixo

Política